quarta-feira, 14 de julho de 2010

Distrito 9 : viva os pseudocumentarios ou pseudodocumentarios!


Eae ultimamente estou assistindo filmes por nomes de diretores assisti todos do Christopher Nolan, Tim Burton estou olhando suas obras, fui pesquisar os filmes de Peter Jackson diretor de Senhor dos Anéis, meu livro e filme favorito e encontrei um filme em particular Distrito 9.

Um pseudodocumentário sobre uma Nave alienígena estaciona sobre Jonesburgo África do Sul(onde recentemente aconteceu a final da copa do mundo), no inicio houver varias tentativas de comunicação com a nave mas todas invalidas foi então que o governo decidiu tentar comunicação abrindo o casco da nave encontraram uma grande população de alienígenas que no filme foi chamado de camarões devido a sua aparência, o governo pegou os alienígenas e colocou em moradias em jonesburgo a população de 1milhão de alienígenas onde foi chamado de Distrito 9, o lugar foi virando uma favela e cada vez mais marginalizados os aliens(já não aguentava mais escrever alienígenas), roubando as cidades e até matando pessoas, então a população com raiva
de tais criou campos de concentração para levar os aliens, no entanto o governo queria mesmo eram as armas, pois funcionavam apenas com dna alien, assim um humano é infectado e começa a se transformar e isso chama bastante a atenção dos poderoso com fins de estuda-lo e então acontece uma caçada.

No filme houve varias questões politicas como o a aceitação da população, o trafico de comida de gato, que de certa forma os aliens criam um vicio e assim criando um trafico de comida em troca de armas aliens, algumas religiões acreditavam que se envolvendo sexualmente e se alimentando dos aliens o poder deles iriam se passar sendo assim conseguiriam usar as armas deles, a busca do governo de utilizar suas armas.

A critica caiu em cima do senhor obvio, a nave se mexe e ele insiste em dizer a nave está se mexendo mas é logo o filme é um pseudocumentário e os reportes tem que falar o que está acontecendo se não fosse para isso acontecer nos jornais seriam só vidÊo, depois o a infecção sobre ele se infectar e ir virando um alien coisa meio clichê de acontecer mas é uma das melhores
formas de mostrar os dois lados da moeda a visão dos humanos e dos aliens aconteceu o mesmo com avatar e não falaram tanta tão mal e avatar foi lançado logo depois será que os efeitos especiais chamaram a atenção a ponto de não haver esses comentarios mas a critica falou, gastando 30milhoes de dólares em efeitos quem nota a historia e foi o mesmo feito por Avatar na estória de Pocarontas né, e como é um pseudodocumentario fazer um filme sem antagonista é bastante complicado fazer o filme, até mesmo é difícil trabalhar no protagonista graças a isso, em uma hora em que o wikus está andando pelo o deserto ou algo parecido o camera corta um pouco a cabeça dele e depois levanta a câmera é bem visível ele concertando e isso acontece em varias cenas do filme.

Gostei muito do filme e recomendo no inicio é meio intrigante pela forma de pseudocumetário que é passada mas depois do custume fica realmente otimo foi indicado ao Osca de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição e Peter jackson fez com planos de fazer o longa do jogo Halo coisa que não aconteceu.

Sinopse :Alguns anos atrás, os aliens fizeram seu primeiro contato com a Terra. Humanos esperavam que a raça fosse hostil e proporcionasse um ataque ao planeta. Nada aconteceu. Ao invés disso, as criaturas pediram asilo, já que são as últimas sobreviventes de seu planeta natal. Mas a co-existência da raça com os humanos não vem sendo fácil até então, e os “não-humanos”, como são chamados, permanecem escondidos em uma área povoada por barracos improvisados na África do Sul, denominada Distrito 9. Lá, são obrigados a viver no ostracismo e proibidos de sair até que os humanos decidam o que fazer com eles.


Nenhum comentário: